Mostra Temática de
Cinema - O movimento das animações
(enviado por: Elizete da Luz)
O espectador poderá conferir, nesse programa, três animações de estilos
distintos. Com sucesso maior ou menor, cada filme encontra uma forma própria de
criar ilusões e trucagens de animação para obter os efeitos cômicos ou
dramatúrgicos mais distintos. Além de se divertir com a família – todos os
filmes são de classificação livre – o publico poderá reparar nos modos que cada
animador encontra para delimitar seu universo ficcional.
Programação:
·
26/06 às 20h: As Bicicletas de Belleville (Sylvain Chomet, 2003)
·
27/06 às 20h: Deu a Louca na Chapeuzinho (Cory Edwards, 2006)
·
28/06 às 20h: As Aventuras de Azur e Asmar (Michel Ocelot, 2006)
Palestra Formativa: O Cinema e a
Infância
Cinema infantil não foi, até agora,
objetos de muitos estudos. No Brasil, a tentativa mais ambiciosa para se
compreender o desenvolvimento e a história do cinema infantil foi empreendida
pelo autor João Batista Melo em seu livro Lanterna Mágica: infância e cinema
infantil, publicado em 2011. De acordo com o autor, “o cinema infantil nasceu
como um descendente da literatura infantil, que por sua vez foi derivada das
narrativas orais e dos contos de fadas. A literatura infantil também foi a
grande referência dos primeiros filmes nacionais, mas nas últimas décadas esta
ligação deixou de existir e o espaço acabou dominado por atores e personagens
da televisão”.
Em sua pesquisa, Melo abordou a tese
do americano Neil Postman, estudioso das ciências da comunicação, que afirma
que a separação das crianças do mundo adulto ocorreu por causa invenção da
imprensa e da consequente imposição de códigos para se acessar o conhecimento e
a informação; até que aprendesse os códigos, a criança era enclausurada no
universo dos pequenos. Foi a televisão, segundo Postman, o meio que promoveu a
reaproximação entre os dois mundos, dispensando conhecimentos específicos para
que todos recebessem as informações por ela veiculadas. Por outro lado, o
cinema enquanto produto de uma indústria cultural substituiu a cultura infantil
tradicional, até então gerada em ambiente lúdico. De acordo com Melo,
a criança foi tirada das ruas, deixando
de ser produtora para tornar-se consumidora de produtos culturais. Para o
escritor, o filme infantil é aquele que traz um olhar infantil do mundo. Nestes
casos, a criança toma as decisões e define seu destino, ao passo que o adulto é
um agente passivo, muitas vezes tratado como incompetente.
PATO BRANCO
PATO BRANCO
à 23/06 às 15h no Auditório
Público: Educadores,
acadêmicos e interessados em cinema/animação.
Carga-horária: 2 horas.
Palestrante: Pedro
Marcelino Freitas | Ilustrador, animador gráfico e
professor de desenho e Arte Sequencial com mais de 7 anos de experiência.
Membro da ABIPRO – Associação Brasileira de Ilustradores Profissionais e da
ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. http://artpedromarcelino.daportfolio.com/
*Participação
Gratuita.
*Emissão de certificado de participação.
*Emissão de certificado de participação.
*Vagas Limitadas!
Inscrições no link: http://goo.gl/7RFhH
Atenciosamente
Leonardo Fantinel
Assistente Administrativo
Sesc Paraná - Unidade Pato Branco
(46)3220-1750
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IV
Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM
Minicursos. Mais informações no link
abaixo:
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XXII
CONFAEB 2012 - Arte/Educação: Corpos em Trânsito 29 de outubro a 02 de novembro
de 2012
Chamada de Trabalhos
FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL –
FAEB
XXII CONFAEB 2012 – ARTE/EDUCAÇÃO:
CORPOS EM TRÂNSITO
De 29 de outubro a 02 de novembro de
2012
Instituto de Artes/ UNESP
CHAMADA DE TRABALHOS
A Comissão de Organização do XXII
CONFAEB – Arte/Educação: Corpos em Trânsito apresenta a CHAMADA DE TRABALHOS e
as condições de inscrição, submissão e apresentação.
Mais informações no link abaixo:
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Intervalo
Cultural
"Com o intuito de divulgar a música
e os artistas paranaenses, na quinta-feira (24), acadêmicos do Curso de
Licenciatura em Artes Visuais do Campus Palmas, do 1º e 6º períodos, realizaram
a apresentação "A Velha Música para o Novo Público", tendo no
repertório músicas de Paulo Leminski, João Lopes e Ivo Rodrigues. Foi apresentada
também uma música de Leonardo Rizzon, em parceria com Jean Venâncio, acadêmico
do Curso de Artes Visuais. Fotos: Carina Pelegrini"
De: Ifpr Palmas
A diretora do Câmpus, Ivania Marini Piton e os professores do colegiado de artes, Luiz Ney, Douglas Colombelli Parra Sanches e Cristine Xavier (Fonte: ifpr Palmas)
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